domingo, 25 de outubro de 2009

Royalties

Jazidas de petróleo, abaixo da camada de pré-sal, foram achada no Rio de Janeiro. O ouro negro promete desenvolvimento e capital para a empresa Petrobrás, que é estatal, logo, o dinheiro destinado para lucros da empresa poderá ser usado em projetos sociais, onde nossos governantes são os principais interessados. Mas como será feita a distribuição desses lucros é o principal problema e o centro de discussões na Câmara.

Deputados de alguns estados, beneficiários da antiga lei, dizem que os royalties - a porcentagem onde as produtoras de petróleo são obrigadas a pagar para a União - devem continuar sendo distribuidas apenas entre os estados produtores do ouro negro. Enquanto isso, os deputados eleitos por territórios desprovidos de jazidas, falam que é necessário a distribuição igualitárias para todos estados. Assim o objetivo de amenizar a desigualdade existente entre as regiões mais pobre e as ricas seria bem sucedida

As regiões mais pobres se concentram no nordeste. Esses estados, além de serem regiões que não há muita capitalização de renda, possuem políticas que dão as costas para a reforma agrária e se baseiam na manutenção do passado. Sem muitas mudanças significativas, o dinheiro vindo do royalties da Petrobrás traria melhoria na educação e na saúde da população.

As duvidas sobre o dinheiro destinado ao governo, ou seja, nosso, deve ser discutida, também, com a população. São os brasileiros os donos de todo tesouro brasileiro e os responsável pela a manutenção do estado. Então é mais que óbvio que o cidadão deve exercer sua cidadania e exigir do governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário