quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Favelas

Num tempo não muito remoto, começam a surgir as primeiras habitações no Rio de Janeiro e, como qualquer cidade no Brasil, as casas eram feitas sem muito critérios, surgindo cidades sem planejamentos e de ocupações desordenadas. Passado alguns anos, os vereadores da região começaram a tentar votar em leis para a melhoria de vida da população, e dentre essas votações, foram promulgadas algumas para obedecer regras na construção de casas na cidade desorganizada.

Passado alguns anos, a República Federativa do Brasil se torna um país democrático. Com isso são eleitos presidentes para governar o país e, dentre esses presidentes, surje um perfeito, que usa sua altoridade para deixar a cidade bonita e parecida com a europa. É através dessas intenções que ele acha um pretexto para acabar com os contiços habitados por pessoas estremamentes pobres e que acham, na sua humilde casa, alguma dignidade para se manter na cidade.

O governo acaba com todos os cortiços da cidade do Rio de Janeiro, expulsando toda e qualquer pessoa que possua uma casa ali. Mas para onde foram os habitantes desses lugares? Obviamente os políticos simplesmente esqueceram dessas pessoas e mandaram elas para bem longe, para as periferias da cidade. Esse é o ponto onde se inicia a formação das pequenas favelas.

Um comentário:

  1. Bem resumido mas dá pra ter uma idéia. Tenho como exemplo a cidade de São Bernardo (domicilio da Majestade)que há 20 anos não sabia o que era favela mas hoje sobrou pouca cidade no meio de toda a serra do mar invadida. Montadoras sairam da cidade por pressão do sindicado e os desempregados foram se instalando ilegalmente. A origem de todas é sempre o descaso.

    Obrigada pelo comentário lá no Bebendo, volte sempre!

    bjin

    ResponderExcluir