quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Criminalidade

O Rio de Janeiro se encontra num caos nunca visto antes. Bandidos estão mandando nas favelas. A polícia muitas vezes tem que pedir permisão para subir o morro e, caso contrário, é recebida a bala. Mas qual seria a solução para o problema da criminalidade nas periferias?


Num aglomerado de pessoas pobres, onde o governo não fornece saúde, segurança e educação, a oportunidade para se tornar um bandido é bem mais vantajoso do que se humilhar para conseguir um emprego. São poucos os que recebem uma educação digna dos pais para resistir a tentação de escolher aquilo mais fácil, e assim obter algum respeito. Isso durante um curto espaço de tempo, já que muitos deles são mortos por policiais ainda jovens. É como dizem, melhor viver uma vida curta e de rei do que uma vida longa de misérias e humilhações.

O governo, se paresse para pensar, conseguiria diminuir o tráfico de drogas e roubos simplesmente fornecendo a população mais opotunidades na educação. Com essa vantagem, o rapaz destinado a ser soldado na guerra do tráfico, poderia ter uma escolha mais justa e torna-se, talvez, um cidadão de bem.

Os investimentos na educação do individuo na favela seria o primeiro passo para a integração das periferias a sociedade. Com o acesso a saúde, educação e segurança, para que o cidadão entraria na vida do crime? O unico motivo que sobraria seria a facilidade de ganhar dinheiro fácil. Como os muitos representantes da nossa nação no planalto central. Esses não valem nenhum centavo.

Então o plano de descriminização do Rio de Janeiro seria de longo prazo. Após alguns anos teriamos um resultado satisfatório com a integração das favelas a sociedades, enquanto isso, as medidas de curto prazo teriam que continuar atuando no Rio.

Infelizmente se resolveu investir 30 bilhões nos jogos olimpicos e assim aumentar a repressão, pois o dinheiro destinado para sociedade servirá para montar estagios e bancar a polícia que ajudaram em manter a ordem. Então é óbvio que a sociedade e a polícia perdem mais do que ganham com os jogos olimpicos. Os unicos beneficiados com isso são os nossos amigos políticos. Será por que?

Nenhum comentário:

Postar um comentário