domingo, 27 de setembro de 2009

Reforma agrária, um mal necessário!

Quase todos os anos somos obrigados a presenciar mais uma luta entre proprietários de latifúndios e agricultores a procura de terra para trabalhar. É certo invadir propriedades privadas para tomar como sendo sua?

Para as pessoas desinformadas, existe muita gente dona de terras que não a usam para fins lucrativos. Seria como comprar o Brasil e não deixar ninguém usufruir do seu território para produzir alguma mercadoria e gerar empregos. Dessa forma somos obrigados a ter metrópolis superlotadas e com muitos problemas.

Quando vimos uma família chegar do sertão a procura de trabalho nas grandes cidades urbanas, não é por preferir deixar sua terra para viver num lugar estranho. Na maioria das vezes essas famílias são vítimas da falta de distribuição de terras. Com nenhuma possibilidade de sustento, é preferível habitar as periferias da cidade e tentar a sorte.

Muitas pessoas não conseguem entender como a reforma agrária é importante para aliviar os problemas que enfrentamos na cidade e classificam as atitudes de invadir terras um ato de vandalismo e crime, ou seja, repetem, como papagaios, aquilo que a globo fala.

Então vamos lá. Pensem comigo. Antigamente a vida na cidade grande era bem fácil, pois com uma explosão no parque industrial, a mão de obra desqualificada era bem vinda, assim todos as familias que eram expulsas do campo por falta de oportunidade eram aceitas nas vagas de emprego. Passado alguns anos, isso foi se tornando saturado e o que importava para as grandes empresas agora era a mão de obra qualificada. Então a família expulsa do campo é obrigada a viver em periferias e acostumar com a miséria e a humilhação. Apartir daí podemos ter uma idéia do que se sucederá. Roubo vai ser uma prática comum nesse aglomerado de pessoas, mas não porque são pessoas ruins, mas sim por falta de oportunidade.

Com uma boa distribuição de terras, podemos evitar os problemas que somos obrigados a enfrentar na cidade grande, obtendo uma evasão dessas familias que habitam as metrópolis para o campo.

A reforma agrária deve ser implantada sem a idéia de tomar as terras improdutivas e apenas dar para um sem terra, pois qual a vantagem de eu ter uma terra no meio do nada para plantar. Eu preciso saber o que plantar, de como vou escoar a produção, para quem vou vender e como vou conseguir sobreviver com isso. É um trabalho árduo e custoso, mas necessário.

Para quem não sabe, os maiores latifúndiários são parentes de políticos, como a do sarney, e de coronéis ligados a política. Pergunto a vocêis se é justo que essas pessoas possuam terras onde não geram nenhuma forma de emprego? Pergunto se é justo terem tantas propriedades adquiridas com dinheiro público?

Nenhum comentário:

Postar um comentário