sábado, 26 de setembro de 2009

Censura!

A ditadura, como muita gente sabe, foi uma época em que houve censura e morte, por violações das ordens. Os militares tinham a intenção de colocar o Brasil nos eixos do capitalismo, evitando uma possível reforma agrária. Para isso foi preciso ocasionar um golpe e assim se manter no poder, com violência e censura.

Na época, as pessoas ligadas ao trabalho nas fabricas eram as primeiras a ficarem descontente com o governo, pois foi estruturado um modelo para pagamento dos funcionários, onde as empresas não davam aumento, além disso os sindicatos foram fechados, inibindo todo tipo de paralisações nas fábricas ou manifestações em avenidas.

Muitos jornais da época buscavam documentar todos os acontecimentos para denuncia-los ao restante da sociedade, mas o governo montou um verdadeiro departamento de censura, com o objetivo de analisar toda mídia de comunicação e julgar se isso era saudável ou não para a população, traduzindo, censurava tudo aquilo que era contra os militares.

Após 24 anos de redemocratização, ou seja, o povo elegeria novamente os seus governantes, acontece um caso átipico na justiça federal. O desembargador Dácio Vieira, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), censura o Estado de São Paulo de publicar qualquer coisa relacionado a Operação Faktor, com a justificativa de proteger a honra, a intimidade, a privacidade, enfim, aviltando o direito de personalidade de toda a família Sarney.

Mas que honra? Não entendi. Eu no mínimo sentiria vergonha de ser tão proximo de alguém que rouba para se manter no poder, sentiria desprezo em imaginar que sou parente de um monstro que só sabe sugar e ferrar com a vida daqueles que não tem o que comer e nem dinheiro para bancar escola. Para quem não sabe, o nosso amigo Sarney apoiava os militares, logo apoiava a censura. Será que ele se arrepende disso?

O ato de censurar foi um tapa na cara da democracia, da liberdade de imprensa e do povo. Em pleno século 21 o Brasil tem que reviver as lebraças de um passado negro, onde a justiça calava quem críticava o poder. Incrível!

O estado de São Paulo tem o dever de infrigir essa censura e provocar revolta para nos deixar insatisfeito com o governo e causar desordens. Só assim saberam que a população anda descontente com as tramóias criadas por um governo ineficiente.

Algumas pessoas, geralmente idosos com um mente vazia e fechada, apoiam a volta da ditadura. Gostaria de saber se esse individuo teria a mesma idéia depois que o governo decidisse não pagar aposentadoria, com um detalhe, eles não poderiam abrir o bico para protestar, apenas deveriam aceitar e, com muito patriotismo, elogiar a atitude do governo que sempre pensa no bem da nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário