domingo, 1 de maio de 2011

1 de Maio



Como sabem (ou não), hoje comemoramos o dia do trabalhador, uma data importante que tem todo um conto de fadas para ser lembrado.

A muito tempo atrás, numa época onde aqui no Brasil só havia plantação de açucar, ou café, ou batata, enfim, numa época que o País era apenas um agroexportador, um grupo de trabalhadores que viviam em Chicago (USA) resolveram se organizar e paralisar a produção de diversas industrias. Iriam pedir melhorias nas condições de trabalho, pois se encontravam nas condições citados abaixo:

1- Ganhavam muito mal.
2- Menores de idade trabalhavam para ajudar na renda de casa.
3- Possuiam jornadas de até 18 horas, sem direito a finais de semana.
4- Havia muitas mortes pelas condições de trabalho que eram submetidos.

Os itens acima são alguns dos motivos que levaram o dia 1 de maio se tornar uma data especial para os operarios do mundo inteiro. Na greve exigiam apenas um item:

1- 8 horas de trabalho, 8 horas com a familia e 8 horas de descanço

Uma exigencia que reduzia, e muito, a margem de lucro dos porcos capitalistas. Óbvio que isso não foi aceito pela classe dominante e logo providenciaram que a polícia baixasse o porrete nos pobre coitados. Muitos morreram e 8 líderes foram pegos para servir como exemplo para o restante dos revoltados.



O nome dos indivíduos que serviram de exemplo, e provavelmente foram deletados por um cagueta, eram: Miguel, Oscar, Samuel, August, Albert, Adolph, Jorge e Luiz. Sendo que 5, os mais pobres, foram condenados a forca em praça pública, 1 a 15 anos de prisão e outros 2 a prisão perpétua.

A condenação que tinha a intenção de calar dos inconformados não surgiu efeito e mais protestos pelo mundo inteiro foram acontecendo, até conquistarem os direito que temos hoje.

No Brasil também houve protestos a favor da classe operária, tanto que montaram a famosa CUT. Um sindicato que LUTAVA a favor dos menos favorecidos, mas os empresários, vendo o perigo a frente, não perderam tempo e montaram outros sindicatos de faxada para dividir a classe operária. Dentre alguns sindicatos que surgiram estava a Força Sindical.

A CUT e a Força Sindical sempre brigaram, mas hoje, com seus dirigentes comprados, ficaram tudo do mesmo lado, do lado dos empresários. A CUT tentando eleger o LULA com o apoio das empresas e a Força Sindical trabalhando para acabar com alguns dos direitos conquistado pelo trabalhador numa época remota.

Precisamos de indivíduos patriotas que não busque o dinheiro como objetivo de vida e sim os ideais.

Um comentário:

  1. O conteúdo é ótimo, mas a redação é sofrível em todos aspectos.
    Continue publicando, mas peça a alguém para escrever por você ou que fazer a correção do texto

    ResponderExcluir