domingo, 19 de dezembro de 2010

Curtindo preconceitos

Já pararam para pensar por que o rock, black music , o hamburger e a batata frita são mais bem vistos pela nossa população do que o forró, o samba, o pagode, o funk e a buchada?

Fico tentando achar a razão das nossas preferências e já passou pela minha cabeça, assim como passa na cabeça da grande maioria dos brasileiros que possuem um mínimo de educação, que o rock, por exemplo, é um estilo de música melhor do que o funk. Infelizmente, pesquisando mais a fundo, percebi que me enganava e o pecado do senso comum havia triunfado again.

O rock, assim como o funk, é um estilo de musica que pode ser usado para passar algum valor social como, revolta ou preconceito, assim como podem ser usados para entreter e divertir.

É lastimável algumas pessoas acharem que só porque aquele indivíduo ouvi funk e pagode, ele será condenado a virar um ignorante, perdedor e sem futuro. Isso ocorre porque a maioria dos estilos tipicamente brasileiros então associados a população de baixa renda, que não possui muito estudo e vive na periferia.

É imprecionante como o marketing dos valores norte americano conseguiu introduzir a sua cultura na alma dos brasileiros, não estou dizendo que isso é ruim, mas você pode ter certeza que se o estilo musical mais popular dos EUA fosse o calipyson e o rock fosse um estilo de musica criada na periferia de nosso pais, você estaria criticando aquele seu vizinho que ouve Nirvana ou Angra e decorando a letra da musica "A Lua Me Traiu" do Calypson. Fato!



Nesse funk você não vê só bunda, existe a idéia de passar a revolta da corrupção na política, infelizmente, como não há muitos investimentos no estilo de musica brasileira, principalmente se o estilo da musica for funk, o som é péssimo.





Cultural? Claro que sim!

Não é somente com estilos musicais que surgem preconceitos, alguns acham que o problema do Brasil é o carnaval e o futebol, mas e a educação, e a saúde, e os corruptos? Tudo isso é resultado de gostar de futebol e Carnaval? Se fosse tão simples, seria ótimo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário