domingo, 20 de setembro de 2009

Empresa = 2º Mãe?

Não consigo entender a mente da maioria dos trabalhadores que classificam a empresa onde trabalham como sendo uma segunda mãe. Como pessoas assalariadas conseguem desenvolver esta falsa conclusão? Empresas foram criadas com apenas um objetivo, LUCRO!

Para quem não se recorda do ensino médio e das aulas de história da professora "maricotinha", as pequenas fábricas começaram na Inglaterra. Com reservas de carvão, a lei de sercamento de terras, e um campo de consumidores , a Irlanda conseguiu ingressar no processo de industrialização.

As fabricas montadas nos grandes centros urbanos, como Londres, tinham todos os benefícios necessários para produzir mercadorias de baixo custo, como mão-de-obra barata e a dinamização que as máquinas a vapor ofereciam. A mercadoria deveria ser destinada, primeiramente, para o mercado interno e logo após abasteceria o restante do mercado europeu.

Com o crescimento constante da procura pelos produtos ingleses, houve o crescimento do parque industrial e, junto com ele, foi se formando um modelo para se trabalhar na industria, onde pessoas eram obrigadas a turnos de 18 horas, sem direito a férias ou licensa médica, era realmente uma zona, mas hoje as coisas mudaram. Será mesmo?

As multinacionais, quando se instalam em um país de terceiro mundo, trazem muitos benefícios, como a oferta de trabalho, condições para se tornar um consumidor, cria postos de trabalho no ensino profinalizante, gera uma renda para o governo com os impostos pagos e, no final das contas, coloca todo o gasto e mais um pouco nos seus produtos.

As empresas tem um objetivo, e esse objetivo é lucrar com o produto vendido, finish! Hoje podemos ver empresas que pagam bem seus funcionários, oferecem benefícios e blá blá blá. Se formos pensar bem esses benefícios, na maioria das vezes, são leis do estado que obriga as empresas a cumprir certos direito ao empregado, caso contrário a multinacional leva multa ou fica proibida de funcionar.

Por isso não perca seu tempo sacrificando sua vida em poupar algumas vantagens que a lei lhe dá pensando no bem da empresa. Não imagine que essa "2º mãe", tendo alguma dificuldade em manter você trabalhando, seja por problemas médicos ou custos, pensará duas vezes em continuar lhe pagando por seus longos anos de dedicação, aliás, você já viu alguma mãe pagar seu filho mensalmente para que ele continue ao seu lado?

Ass: Piada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário