segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Desigualdade social

Qualquer país do mundo possui um índice de desigualdade social, mas são nas nações de terceiro mundo onde encontramos um quadro bem perceptível desse mal.
Quando pensamos no bairro Morumbi, imaginamos um Brasil rico, com pouca pobreza e muita fartura, mas é aí que nos enganamos e nos deparamos com a favela de Paraesópolis http://www.juliobattisti.org/tutoriais/arlindojunior/geografia028_clip_image002.jpg

A desigualdade pode ser a causa de muitos males da sociedade onde o governo gasta muito dinheiro para apasiguar estes problemas como o roubo, o tráfico de drogas, assassinatos, entre outros crimes.

Jovens marginalizados, de 12 a 21 anos, são diariamente mortos em confrontos com a polícia, vítimas de um sistema onde o pobre não tem vez, não possui oportunidades e a toda hora é reprimido pelo poder público quando este tenta expressar as injustiças em sua vida. Com tamanha marginalização são poucos os que conseguem adquirir um emprego e ter educação suficiente para não cair na vida do crime.

Enquanto a sociedade continuar pensando que todo ladrão é um vagabundo, que não gosta de trabalhar, o processo da distribuição de renda não conseguirá ganhar espaço na mídia para solucionar tais dificuldade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário